Como apontar a sua antena para o satélite correto?HISPANSAT

azsat | 19:06 | 0 comentários



satellite tv dish pointing

1º Passo – Escolha o satélite(HISPASAT)

Então, para começar, temos que escolher o satélite que iremos utilizar. E a escolha depende de qual operadora que iremos pegar os canais. Se for da Sky, você deverá apontar a sua antena para o satélite Amazonas, ou se for da Via Embratel, escolha o satélite Star One C2.O DOS DONGLES ESCOLHA O DO HISPANSAT
Feita a escolha do satélite, devemos apontar a antena para o mesmo.

2º Passo – Apontar a Antena

Para apontar a antena, teremos várias variáveis a definir.
  • Azimute
  • Elevação
  • Giro do LNB
  • Obstáculos
  • Tamanho da antena
Para obtermos esses valores, utilizaremos uma ferramenta ótima disponível na internet. O site www.dishpointer.com .

O site Dish Pointer

DishPointer
Esse site é muito útil para todos que trabalham no ramo das antenas, seja ela parabólica ou de tv por assinatura, e pessoas que querem utilizar nesse processo de quebra de criptografia do sinal.
Para obter os dados, siga os seguintes passos:
  • Entre no site www.dishpointer.com
  • No campo “Your location: e.g. streetname, zip code, (lat, lon)”, digite o seu endereço e clique em “Go”.
  • Logo abaixo, o site irá mostrar uma lista com os satélites mais populares no Brasil. Clique no satélite que você deseja apontar.
  • Logo mais abaixo, aparecerá n0 mapa do Google Maps o seu ponto com uma reta apontando para a direção do satélite.
  • Pegue os dados importantes como mostrado na figura abaixo (clique para ampliar)
Satellite Finder - Dish Pointing Calculator with Google Maps - DishPointer.com
Aponte a antena na direção indicada no site e a partir dos dados importantes iremos discutir sobre como regular a posição da sua antena.

Elevação (Elevation)

A elevação é a inclinação que a antena terá para ser apontada. Mexendo na elevação, você estará apontando a antena mais pra cima ou mais pra baixo, de acordo com a figura abaixo:
Elevação
Muitas dessas antenas possuem um indicador de em quantos graus ela está elevada. Você deve regular esse valor de acordo com o valor que você pegou no site DishPointer

Elevação da Antena - ElevationAzimute

O aximute é a posição de giro da antena, como está indicado na figura abaixo. Esse valor, a própria direção informada pelo site já indica onde deve ser apontado o azimute da antena.

Azimute - AzimuthGiro do LNB

O LNB é a peça que fica na ponta da antena e a sua regulagem deve ser de acordo com o valor indicado no site e seguido na figura abaixo:
Giro do LNBVale ressaltar que a referência para girar o LNB é como se você estivesse atrás da antena. Logo um giro para o lado negativo (anti-horário) por trás da antena, significa um giro no sentido positivo (horário) pela frente da antena.

Tamanho da antena

As antenas para TV por satélite podem vir em vários diâmetros. Não existe uma regra sobre os diâmetros de antena, mas existe um consenso: quanto maior melhor. Embora esse consenso exista, existem tabelas com os diâmetros recomendados por satélite que se deseja utilizar. Esse valor você pode ver no DishPointer ou em ouros sites.

Obstáculos

Tente sempre manter a sua antena sem obstáculos em sua direção. Isso pode dificultar a recepção da sua antena. No DishPointer você pode ter uma referência de quantos metros de distância da antena para o obstáculo e mesma tem que ter.

Considerações finais

Tenha sempre em mente que na direção apontada da antena não significa que o satélite está lá. Ele está na direção refletida do LNB de acordo com a figura abaixo.
Direção real e imaginária do satélite

3º Passo – Pronto!

Agora você já está com a sua antena devidamente apontada e basta fazer a sintonia pelo seu receptor para ver a intensidade do sinal e qualidade. Lembrando sempre que pequenos ajustes nas posições devem ser feitos a fim de se melhorar a qualidade do sinal.

Category:

0 comentários